Menu fechado

Nuteds recebe visita do vice-presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Paulo Martins

Da esquerda para a direita, vereador Paulo Martins, Prof. Dr. Luiz Roberto de Oliveira, Djacy Rodrigues e Ana Lúcia do Nascimento

A visita contou com a presença da equipe de assessoria do vereador

Na manhã desta terça-feira, o Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (NUTEDS/FAMED/UFC), coordenado pelo Prof. Dr. Luiz Roberto de Oliveira, recebeu o parlamentar municipal, o vereador Paulo Martins (PDT), com o objetivo de apresentar as dependências do órgão e o serviço prestado não apenas à comunidade acadêmica, mas a toda população cearense, como o suporte técnico de atendimento em telecardiologia para os profissionais da saúde que trabalham no interior do Ceará. Essa atividade acelera o diagnóstico que precisa ser dado ao paciente.

De acordo com o coordenador do Núcleo, Prof. Dr. Luiz Roberto de Oliveira, é importante que toda a sociedade conheça os serviços prestados pelo Núcleo. “No momento em que abrimos as portas para receber o poder o público, estamos abrindo as portas para que novas oportunidades de melhorias possam se tornar realidade e, assim, possamos ter mais condições de atender mais pessoas. Nosso maior motivo de existir, é colaborar com uma melhor qualidade de vida dos cearenses e, quando possível, do Brasil inteiro”, explicou. 

Filho de pais médicos, Dr. Adelmo Martins e Dra. Heloísa Helena Martins, ginecologista obstetra e pediatra, respectivamente, ambos formados pela Faculdade de Medicina da UFC, o vereador Paulo Martins, decidiu seguir uma profissão diferente da dos pais, tornando-se advogado e escrivão da Polícia Civil. Entretanto, são áreas importantíssimas que asseguram o bem-estar da população. 

Durante o encontro, ele falou sobre o tempo em que os pais estudaram na Famed/UFC e sobre a importância de um bom atendimento médico para a população, especialmente quando o professor Dr. Luiz Roberto falou sobre os trabalhos desenvolvidos pelo Nuteds e a sua luta pela área da Saúde Digital, na formação dos estudantes e nas atividades diárias desses profissionais. “Fiquei positivamente surpreso ao conhecer um pouco mais do trabalho do Núcleo e de observar o impacto que o trabalho desenvolvido aqui tem na formação de médicos que atendem e atenderão a população da nossa cidade”, ressaltou.  

Após a conversa, realizada no Auditório Multifuncional do Nuteds, os visitantes puderam conhecer os espaços do Núcleo, como o Centro Clínico de Telessaúde do Nuteds, composto por três salas para atendimento de diversas especialidades médicas. Os serviços serão de teleconsulta (atendimento médico com a presença do paciente, contendo um computador em cada uma delas), uma sala com 6 computadores para teleinterconsultas (atendimento entre médico generalista e especialista, com ou sem a presença do paciente) e um laboratório de informática com 20 computadores, que serão utilizados por estudantes e profissionais dos cursos de Medicina da UFC, seja da graduação ou da pós-graduação.