O Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (NUTEDS) da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal do Ceará (UFC) recebeu, na manhã desta quinta-feira (21), duas representantes do Departamento de Saúde Digital e Inovação (DESD) da Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI) do Ministério da Saúde (MS), as consultoras técnicas Elba Borges e Eliete Morais de Oliveira.
Para iniciar os trabalhos, os profissionais do Nuteds fizeram uma apresentação dos serviços prestados pelo Núcleo, como telessaúde e telemedicina e os cursos na modalidade a distância. Também foram apresentados os projetos Ciclo de Palestras sobre Saúde Digital, em parceria com o Programa Telessaúde Brasil Redes e a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), a Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais (RESDITE), que publica artigos científicos na área das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), com ênfase na Saúde Digital, e a Rádio Nuteds, disponibilizada no site da instituição, que pretende produzir conteúdos informativos e educativos, que abordem assuntos para melhorar a qualidade de vida das pessoas, com ênfase na Saúde Digital e na Atenção Primária à Saúde.
Segundo o professor Dr. Luiz Roberto de Oliveira, coordenador do Nuteds, foi muito importante a oportunidade de apresentar as potencialidades do Núcleo, bem como as necessidades de apoio para que seja possível avançar ainda mais nas propostas. “A visita foi extremamente promissora. Queremos aprofundar essa parceria, para que a gente possa fazer o Núcleo crescer, facilitando o trabalho do nosso futuro Centro Clínico e, assim, estreitar relações com outras instituições que trabalham e estão interessadas em Saúde Digital”, concluiu confiante.
A visita técnica está sendo realizada em todos os Núcleos de Telessaúde ativos junto ao Ministério da Saúde. Atualmente, são 13 núcleos em atividade espalhados pelo Brasil, sendo o Nuteds um deles, representando o estado do Ceará. O projeto também está presente em estados como Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
O objetivo das visitas é realizar o monitoramento das ações que estão sendo executadas, além de orientar as instituições que estejam enfrentando alguma dificuldade na execução dos projetos. De acordo com a consultora Elba Borges, a equipe do Departamento de Saúde Digital e Inovação (DESD) está trabalhando para que todas as metas propostas pelos núcleos sejam atingidas, e que futuramente possam realizar novos projetos de telessaúde. “O encontro foi bem produtivo, pois foi possível observar os pontos fortes do Nuteds, que tem muito potencial para tele-educação, e também ver as dificuldades enfrentadas, especialmente com relação ao financeiro, impeditivo para as contratações”, afirma. A consultora Eliete Morais corrobora a opinião da colega e diz que a visita foi bastante satisfatória, pois serviu para conhecer melhor o Núcleo e apresentar possíveis soluções para alavancar a atuação da entidade. “A avaliação é super positiva, precisamos fomentar os debates com a Fundação para que haja um alinhamento sobre orçamento e financeiro”, esclarece.
Ao final do encontro, a equipe anfitriã presenteou as visitantes com uma cesta contendo castanhas doces e salgadas, doce de buriti, rapadura, cajuína, dentre outros produtos típicos do Ceará.
As consultoras, após a visita, juntamente com outros cinco membros da comitiva que estão na cidade, permanecerão em Fortaleza devido ao trabalho que estão realizando no 17º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, que teve início dia 20 e segue até o dia 23 de setembro na capital cearense. O evento citado tem como objetivo fortalecer e impulsionar o futuro da saúde da família e comunidade no Brasil.