Menu fechado

Profissionais do Hospital Sírio-Libanês visitam as instalações do Nuteds

Na foto, profissionais do Nuteds/Famed/UFC, do Hospital Universitário Walter Cantídio/UFC, do Hospital Sírio-Libanês e do Ministério da Saúde, que na oportunidade também estavam no Núcleo, para a produção do Módulo 2 do Curso EAD de Vigilância Integrada das Síndromes Gripais. Da esquerda para a direita: Rafaela Andrade, Dr. João Macedo Coelho Filho, Luís Carlos Alexandre, Dra. Sheila Fontenele, Raquel Rolim, Dr. Fernando Gonçalves, Iara Ribeiro, Ana Beatriz Moura, Andréina Pessoa, Dr. Luiz Roberto de Oliveira, Ivana Maia, Diego Tavares, Walquíria Almeida, Miriam Livorati, Daiana da Silva e Mirislene Vasconcelos.

A equipe do Projeto TeleNordeste – Hospital Sírio-Libanês esteve em Fortaleza, entre os dias 1º e 5 de abril, com o objetivo de promover alinhamentos importantes junto à Secretaria da Saúde do Ceará (SESA)

Na última sexta-feira (5), a equipe do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (NUTEDS/FAMED/UFC), coordenado pelo Prof. Dr. Luiz Roberto de Oliveira, recebeu três integrantes do Hospital Sírio-Libânes (HSL). Eles são responsáveis pelo Projeto TeleNordeste em dois dos nove estados nordestinos: Ceará e Bahia. O TeleNordeste é uma ação do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) do Ministério da Saúde (MS), que visa, a partir do uso de ferramentas de Saúde Digital, ofertar consultas especializadas à população, diminuindo o tempo de espera por meio de teleinterconsultas, melhorando a qualidade da assistência e a satisfação do usuário.

Durante a visita, o coordenador do Nuteds, Prof. Dr. Luiz Roberto de Oliveira, apresentou os projetos que atualmente o Núcleo desenvolve, como o Ciclo de Palestras sobre Saúde Digital, as produções de podcasts e os cursos que estão sendo preparados para atender os profissionais da área da saúde. “Receber a comitiva foi muito importante, pois tivemos a oportunidade de apresentar o nosso potencial à equipe visitante e, quem sabe, firmarmos uma parceria que beneficie não apenas aqueles que trabalham com a área da saúde, mas também aquele paciente que está precisando de uma teleinterconsulta, por exemplo, lá no interior do Ceará, já que estamos concluindo a reforma para a instalação do nosso Centro Clínico de Telessaúde”, afirmou. 

O diretor da Faculdade de Medicina da UFC, Prof. Dr. João Macedo Coelho Filho, também esteve presente durante a vista. Ele destacou a longa experiência do Nuteds no desenvolvimento de projetos de capacitação para diversos profissionais de saúde do SUS. De acordo com o diretor, a realização de ações de telemedicina, por exemplo, em parceria com órgãos oficiais, como o Ministério da Saúde e as secretarias de saúde municipais, dão crédito ao trabalho prestado pelo Núcleo. “A possibilidade de projetos em parceria com o Hospital Sírio-Libanês é alvissareira, ampliando o portfólio de atividades que ambas as instituições, em sinergia, podem fazer para qualificar as práticas de saúde nos municípios, notadamente no contexto da Estratégia de Saúde da Família”, explicou. 

A agenda da equipe do TeleNordeste – Hospital Sírio-Libanês, além da visita ao Nuteds, contou com reuniões com os profissionais da Secretaria da Saúde do Ceará (SESA), com a presença da secretária da pasta, Dra. Tânia Mara Coelho, e da coordenadora de Telessaúde da Sesa, Dra. Melissa Medeiros. 

Segundo o médico de Família e Comunidade, Dr. Fernando Gonçalves, líder da comitiva, a equipe ficou impressionada com a estrutura física que será entregue após a conclusão da reforma para a instalação do Centro Clínico de Telessaúde, o que permitirá ao Núcleo ampliar sua capacidade operativa assistencial. “Com relação a possíveis parcerias, não temos dúvidas de que as possibilidades de convergência são inúmeras, sobretudo em relação à qualificação da Atenção Primária à Saúde, que é um desafio posto e compartilhado por ambas as instituições”, afirmou. Ele também pontuou a importância das ofertas de tele-educação como fundamentais para democratizar o conhecimento, sobretudo num país de dimensões continentais e que carece de qualificação profissional.

Entre os dias 2 e 4 de abril, a equipe também realizou uma série de oficinas de descoberta em municípios da região de Maracanaú, uma das quatro áreas que contam com o apoio do Projeto.  

Fizeram parte da comitiva do HSL os seguintes profissionais: a UX designer Ana Beatriz Moura, responsável pelos produtos digitais do Portfólio Digital; a enfermeira Iara Ribeiro, referência para gestão de territórios que recebem o TeleNordeste; e o médico de Família e Comunidade, Dr. Fernando Gonçalves, do Portfólio Digital e referência para assuntos da operação.

SAIBA MAIS

O Hospital Sírio-Libanês faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) desde 2009. Em junho de 2022, passou a participar do Projeto TeleNordeste, sendo o responsável por viabilizar ações que melhorem a qualidade de vida da população na área da saúde em dois estados nordestinos: Ceará e Bahia. O objetivo é conectar teleconsultores especialistas, equipes de saúde da família e pacientes dos territórios em ambiente virtual, para que possam ser executadas teleinterconsultas dedicadas à gestão da condição de saúde. 

No Ceará, são quatro Áreas Descentralizadas de Saúde, compostas pelas seguintes regiões:

– ADS Tauá, com 4 municípios;

– ADS Baturité, com 8 municípios;

– ADS Maracanaú, com 8 municípios;

– ADS Itapipoca, com 7 municípios.