Menu fechado

REAPCE e Nuteds firmam parceria e lançam o REAPCast

O primeiro episódio do podcast vai ao ar nesta sexta-feira (15), às 17h, na Rádio Nuteds 

A partir deste mês, a web rádio do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância  em Saúde da Faculdade de Medicina da UFC (NUTEDS/FAMED/UFC), coordenado pelo Prof. Dr. Luiz Roberto de Oliveira, passa a veicular mais um podcast em sua programação. Desta vez, a parceria é com a Rede de Ações Posithivas no Combate ao Estigma – REAPCE, um projeto de extensão do Departamento de Saúde Comunitária da FAMED/UFC, coordenado pela Profa. Dra. Lisandra Serra Damasceno. 

A peça radiofônica é fruto das discussões ocorridas durante a produção do I Simpósio sobre HIV/Aids, realizado nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, de forma híbrida: no Auditório Multifuncional do Nuteds e pelo canal NUTEDS – UFC, do YouTube. O evento culminou no Dia Mundial de Luta Contra a Aids, e teve como objetivo esclarecer a população sobre as vulnerabilidades e as oportunidades de prevenção e tratamento   

Para o coordenador da instituição, o Prof. Dr. Luiz Roberto, o veículo está aberto às ligas e demais projetos da UFC, relacionados à área da saúde: “É com grande alegria que firmamos essa parceria com a REAPCE. Em 2024, queremos ampliar essas parcerias, para que a nossa Rádio tenha uma programação de fato educativa, instrutiva e que seja um laboratório de ensino e aprendizagem tanto para os nossos ouvintes quanto para os nossos estudantes”, explica. Ele também fala sobre a importância desse meio de comunicação para uma instituição que trabalha diretamente com a temática saúde. “A nossa web rádio existe há seis anos e tem sido um diferencial em relação a outras instituições que desenvolvem um trabalho semelhante ao do Núcleo. Isso nos faz desejar potencializar ainda mais essa ferramenta”, afirma. 

As estudantes Anna Ellen Teobaldo de Morais e Thaís Vitória Pinheiro da Silva, do terceiro semestre do Curso de Enfermagem da UFC, são as apresentadoras dos dois primeiros episódios, que vão ao ar ainda este ano, e confirmam essa fala do coordenador do Nuteds. Segundo Ellen Teobaldo, gravar o podcast foi uma experiência incrível: “Mesmo sendo a nossa primeira vez, conseguimos dar o nosso melhor, e sei que o REAPCast vai ser bastante proveitoso. Sobre a audiência, acredito que esse é um assunto que indaga e traz muita curiosidade às pessoas. Com certeza os ouvintes irão gostar!”, assegura entusiasmada. Thaís Silva também está animada com o projeto, e diz que amou a experiência de gravar o podcast. “Percebi que essa é uma oportunidade única para treinarmos a nossa oratória. Assim como o Simpósio, que tivemos muitas visualizações no YouTube, acredito que o REAPCast também terá um bom retorno”. A equipe conta ainda com a participação da estudante Antonia Alda Bibiana Pereira de Lima, do sexto semestre do Curso de Enfermagem, que gravará novas edições do podcast no próximo ano.

A Profa. Dra. Lisandra Damasceno, coordenadora do REAPCE e orientadora do REAPCast, explica que o objetivo é sensibilizar a população em geral para desmistificar o estigma, preconceito e discriminação sobre a infecção pelo HIV e a aids. “As informações repassadas serão seguras e de qualidade, para que as pessoas possam refletir e conhecer mais sobre o assunto, além de contribuir para a formação de alunos dos cursos da Saúde da UFC”, afirma. Ela fala também que a expectativa é ampliar o projeto com a participação de alunos dos diversos cursos da área da saúde da Universidade, além de implantar um grupo de ensino e pesquisa voltado para a abordagem desta temática, abrangendo outras infecções como hanseníase, tuberculose, micoses negligenciadas etc. 

Sobre os próximos episódios, Thaís Silva antecipa que elas já estão pensando em outros temas, incluindo um sobre o uso de medicamentos indicados para as pessoas que vivem com HIV/Aids. “A ideia é que seja um bate-papo com duas ou três pessoas vivendo com HIV/Aids, para que elas possam falar dessa experiência, quais as reações dos remédios e as expectativas delas em relação ao medicamento Dovato, que está previsto para ser distribuído no Sistema Único de Saúde (SUS) a partir do próximo semestre. A medicação contém o Dolutegravir e a Lamivudina, portanto, duas medicações em um só comprimido em dose diária, o que facilitará a vida das pessoas que vivem com HIV/Aids.

O primeiro episódio será veiculado na Rádio Nuteds hoje (15), às 17h, e o segundo, no dia 22 de dezembro, no mesmo horário. Os próximos serão exibidos a partir do dia 15 de março, após o recesso das férias. O REAPCast também ficará disponível, após exibição na web rádio, no Spotify e no Canal NUTEDS – UFC. 

Ouça a Rádio Nuteds acessando o site nuteds.ufc.br.