Menu fechado

RESDITE lança edição especial em parceria com a UNASUS

Esta edição tem como mote a formação continuada de profissionais de saúde, sob o tema “Educação permanente: desafios contemporâneos e contribuições da Rede UNASUS para a qualificação em saúde” 

Chegou o momento tão esperado por aqueles que submeteram e tiveram os seus trabalhos aprovados para apresentação na 8ª Mostra de Experiências Exitosas da UNASUS do 30º Encontro Nacional da Rede UNASUS, que ocorreu no final de 2023, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. E é em parceria com a Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNASUS) que a Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educais (RESDITE) lança essa nova edição. O periódico científico é um projeto do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (NUTEDS/FAMED/UFC), coordenado pelo Prof. Dr. Luiz Roberto de Oliveira.  

Dentre os oito artigos publicados, o leitor poderá conferir assuntos ligados a políticas de ações afirmativas em cursos de especialização em educação a distância, estruturação do núcleo de pesquisa da Rede UNASUS, design instrucional e inteligência artificial e o uso do Power BI no monitoramento acadêmico dos cursos autoinstrucionais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), instituição que faz parte da Rede UNASUS. 

De acordo com a coordenadora de Educação Débora Dupas Gonçalves do Nascimento, da Fiocruz Mato Grosso do Sul, e assessora da Secretaria Executiva da UNASUS, a articulação entre essas instituições da Rede permite um maior intercâmbio de conhecimentos com vistas a melhoria da cooperação para desenvolvimento de ações educacionais de alcance nacional. “Essa edição agrega diversos estudos e experiências desenvolvidas por algumas instituições da Rede, em prol da qualificação dos trabalhadores da saúde e fortalecimento da educação permanente em saúde, a partir de ofertas educacionais na modalidade EaD”, afirma.

Ao todo, a Rede é composta por 35 instituições de ensino superior, todas credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC), para a oferta de educação a distância, e conveniadas ao Ministério da Saúde (MS). Dentre elas, está a Universidade Federal do Ceará, que trabalha na produção de material didático e oferta dos cursos na modalidade educação a distância, por meio do Nuteds.  

Para acessar o volume 9, número especial VII de fev-set de 2024 da RESDITE, acesse o link: http://periodicos.ufc.br/resdite/article/view/94151/250737