Menu fechado

RESDITE publica artigo que relata experiência com projeto voltado a gestantes e puérperas durante a pandemia

No total, dez gestantes atendidas em uma unidade básica de saúde de Blumenau, em Santa Catarina, participaram da experiência

O artigo intitulado “Alô, mamãe: projeto de apoio remoto às gestantes e puérperas durante a pandemia”, foi publicado essa semana na Revista de Saúde Digital e Tecnologias Digitais – Resdite. O periódico científico é um projeto do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (NUTEDS/FAMED/UFC), coordenado pelo Prof. Dr. Luiz Roberto de Oliveira. 

Durante a pandemia, estudantes do Curso de Medicina da Universidade Regional de Blumenau (FURB), em Santa Catarina, resolveram, em substituição das aulas práticas da disciplina Interação Comunitária III e IV, do referido Curso, elaborar o projeto e dar continuidade aos estudos a partir da experiência de atendimento remoto às gestantes e puérperas, via aplicativo de troca de mensagens, para orientação e envio de materiais educativos. Foram produzidos cartilhas e vídeos abordando os temas como puerpério e as mudanças na família com a chegada do bebê, depressão pós-parto, gravidez saudável e sinais de alerta.

Conforme descrito no projeto, a definição das temáticas abordadas veio a partir de uma aula sobre a Rede Cegonha, ministrada por uma professora da disciplina. Após esse momento, os estudantes formaram grupos, num exercício de brainstorming, foi considerada a relevância do tema, as problemáticas mais comuns, dentre outros itens que fortaleceram a importância de falar sobre a temática. 

Para acessar o artigo na íntegra, acesse o link: https://bit.ly/49rjWTC.