Menu fechado

Tecnologia com pele de tilápia é apresentada na primeira palestra do sétimo bloco do Ciclo de Palestras 

No final da manhã desta quinta-feira, dia 19 de outubro, o Prof. Dr. Manoel Odorico de Moraes Filho, Titular do Departamento de Fisiologia e Farmacologia e diretor do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da Universidade Federal do Ceará, participou da webconferência apresentando desde o processo inicial da pesquisa até a efetivação dela como tecnologia. O projeto é coordenado também pelo médico Edmar Maciel, pesquisador do NPDM e presidente do Instituto de Apoio ao Queimado (IAQ), vinculado ao Instituto Dr. José Frota (IJF), hospital do município de Fortaleza que é referência no tratamento de queimados.

Para o professor Dr. Luiz Roberto de Oliveira, coordenador do Núcleo de Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina da UFC (NUTEDS/FAMED/UFC), a participação do pesquisador no Ciclo de Palestras vem fortalecer a proposta do projeto. “É muito importante trazer experiências como essa da pele de tilápia, desenvolvida pela Universidade e reconhecida internacionalmente, devido ao benefício que traz tanto benefício a toda a sociedade”, enfatiza.

O couro da tilápia já era utilizado para a produção de artesanato, mas os pesquisadores perceberam, graças a outras evidências, que o material também poderia ajudar vítimas de queimaduras. O webconferencista apresentou imagens de pessoas em tratamento utilizando curativos com sulfadiazina, mostrando as dificuldades desse processo e os benefícios utilizando a tecnologia pesquisada pela equipe. Explicou que a pele de tilápia não pode ser utilizada de forma in natura, pois a preparação para a utilização em humanos passa por 11 etapas, incluindo a rádio esterilização a 35 kGy (kilogray).

Em 2020, “A pele de tilápia: um novo biomaterial para tratamento de queimaduras, feridas, cirurgias ginecológicas e medicina regenerativa” foi a vencedora do Prêmio Euro Inovação em Saúde, concorrendo com outros 1.563 trabalhos inicialmente. Ao total, o projeto já conquistou mais de 15 primeiros lugares em outros  em diversos concursos e resultaram em mais de 20 trabalhos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais.

As webconferências são realizadas às terças e quintas-feiras, com duração de 50 minutos para exposição do assunto e 10 minutos para perguntas, entre 12h e 14h, conforme disponibilidade de cada webconferencista. Para participar dos encontros, basta clicar no link https://linktr.ee/nuteds.ufc, selecionar a aba Webconferência e clicar em “Entrar como convidado”.

Em um prazo de aproximadamente cinco dias após cada palestra, elas ficarão disponíveis no nosso canal no YouTube (Nuteds – UFC), para que possam ser acessadas de forma assíncrona. Para quem não pôde participar ou quer rever e estudar mais os assuntos discutidos nas webconferências do bloco anterior, basta clicar no banner dinâmico, no topo do nosso site.

Para elogios, críticas e sugestões, envie e-mail para nuteds.comunica@nuteds.ufc.br.
Acesse o nosso site: nuteds.ufc.br.
Acesse o nosso canal no YouTube: NUTEDS – UFC.
Siga-nos nas redes sociais:
Instagram: @nuteds.ufc / Facebook: @nutedsufc