Menu fechado

Notícias

E-book traz tutoriais e guias didáticos para produção de aulas remotas

O Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Saúde da UFC (GETS) lançou o e-book Produção de aulas remotas: tutoriais e guias didáticos. O material traz dicas e tutoriais sobre estratégias didáticas utilizadas para o planejamento das aulas remotas, detalhando o passo a passo para cada tipo de estratégia que pode ser utilizada pelos docentes na realização das tarefas, desde aulas expositivas à produção de podcasts e vídeos.

Clique aqui para acessar o conteúdo. O e-book está disponível para download publicamente. 

Sobre o conteúdo

Além de tutoriais sobre aulas expositivas (síncronas e assíncronas) em plataformas como Google Meet, Zoom e OBS, o livro também aborda a realização de aulas interativas com o uso de ferramentas como o Quizlet, que permite o estudo por meio de cartões, e o Kahoot, com aprendizado baseado em jogos.

Há ainda tutoriais que abordam a utilização do Google Forms, para realização de questionários e avaliações, do YouTube, para promoção de lives, do Powtoon, que permite a produção de vídeos didáticos animados, do Instagram, para a realização de eventos, entre outros.

A produção do e-book surgiu como demanda de material didático para uma série de oficinas do GETS sobre planejamento, produção e acompanhamento de disciplinas remotas. Desde então, o grupo vem trabalhando com materiais com esse fim, como podcasts, infográficos, vídeos e, agora, o e-book. O material foir organizado pelas professoras Andréa Soares e Paula Pinheiro da Nóbrega e pelo estudante Luan Mendes.

“Nossa expectativa é a de ter produzido um material de fácil entendimento e aplicação, contribuindo significativamente para que professores e alunos da UFC e de outras instituições educacionais lidem com essa transição do modelo presencial para o remoto com mais facilidade e simplicidade”, aponta a Profª Andréa Soares, coordenadora do grupo.

Sobre o GETS

O GETS, vinculado ao Departamento de Fisioterapia da Faculdade de Medicina da UFC, já vinha promovendo tutoriais desse tipo, inclusive por meio do canal do grupo no YouTube, onde ensina como realizar gravação de aulas, usar ferramentas para reuniões, configurar salas virtuais e utilizar portais de periódicos.

Fonte: site da UFC e Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Saúde (GETS) – e-mail: gets@ufc.br