Menu fechado

Notícias

NUTEDS participa do ABEC Meeting 2019

O desafio de fazer ciência aberta no Brasil. Esse foi o mote da edição 2019 do ABEC Meeting, um dos maiores eventos sobre editoração científica no país. Promovido pela Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), o encontro deste ano aconteceu em Fortaleza e contou com a presença de pesquisadores nacionais e internacionais, além de importantes instituições de pesquisa brasileiras.

Na última sexta, dia 20 de setembro, o NUTEDS esteve por lá, apresentando a Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais (RESDITE) no Time to show off your journal, painel dedicado à exposição de periódicos científicos em fase de consolidação. A ideia era explorar o potencial de cada publicação a partir de conselhos com especialistas em indexação, internacionalização, gerenciamento e divulgação de revistas dessa natureza.

A revista foi apresentada pelo editor técnico do periódico e assessor de comunicação do Núcleo, Paulo Jefferson P. Barreto, que esteve representando o prof. Dr. Luiz Roberto de Oliveira, editor chefe da RESDITE e coordenador geral do NUTEDS, durante o encontro. “Trata-se de um momento muito importante para nós, porque – por um lado – mostra o potencial da revista, agora que acabamos de completar três anos e já atingimos Qualis B2 e – por outro -, porque é um momento de tirar dúvidas com pessoas que conhecem todo o trabalho hercúleo para manter uma publicação desta envergadura no ar”, afirma.

Sobre o painel – cinco revistas participaram do Time to show off your journal. Três delas na área da saúde, dentre as quais RESDITE foi contemplada. Esta foi a primeira vez que a publicação participou do ABEC Meeting, iniciativa que faz parte de uma estratégia para inserir a revista na rota dos grandes eventos científicos nacionais ou internacionais.

RESDITE foi lançada em 2016 e é pioneira no Brasil a trabalhar com o conceito de Saúde Digital, abordando o uso das novas tecnologias no âmbito da saúde, seja em termos de assistência ou de ensino. Este ano, a publicação chega ao sétimo número regular, para a qual as submissões ainda estão abertas.